segunda-feira, 2 de março de 2015

60) - Virar a Página - Artigo





Virar a página é uma frase que ouvimos constantemente no dia a dia. 
Mas o que significa realmente esta expressão?
Quando lemos um livro constantemente ao terminar uma página, começamos outra.
Essa frase pode ter muitos significados. Virar a página as vezes pode ser “mudar de assunto”, “pode ser uma história ou um fato”.
Virar a página tem muito haver com o término de algo e o começo de outro, é assim na leitura de um livro, cada página com seu assunto.
Virar a página também pode ser uma frase para esquecer o passado e começar  a escrever uma nova página na vida.
Estamos intricados a não esquecer o passado que tão de perto nos cerca. Mas se insistirmos nestas páginas, dores e mágoas e muitas tristezas são as letras que vamos estar lendo nestas páginas que nos oprime.
Virar a página também significa perdoar, porque quem perdoa esquece, em outras palavras viram á página e dá amor e começam uma nova história. Cada ser humano tem sua história escrita nas páginas de suas vidas.
Somos como uma carta escrita que a cada pessoa lê e guarda os bons e maus exemplos. E nestas páginas da vida precisamos saber que existe o momento certo para virar a página, que horrivelmente escrevemos com nossas dores.
Quando amanhece, estamos cheios de esperanças e o novo dia promete isso, mas ao findar do entardecer, no crepúsculo do anoitecer, algumas vezes não desejamos continuar a viver, o dia foi péssimo e tantas coisas ruins que nos aconteceram, e nesta hora é que precisamos realmente virar a página, e escrever uma nova história nas nossas vidas.
Quantas pessoas que amargamente não conseguiram virar a página, e vivem em lástimas remoendo um passado, um sofrimento, uma triste história de dor.
Quantas histórias diferentes também vêem., homens e mulheres, valentes, percebidos e experimentados pela vida conseguiram virar a página, conseguindo a vitórias.
Esperamos que a vida em si, nos ensine o momento certo para virarmos a página e não cometermos os mesmos erros de ontem, apreendemos com nossos erros. Virar a página significa muito mais que queremos dizer. É a razão da vida, e a escola que nos ensina cada saber. É a vida que começa a ser lapidada numa nova história a escrever.
Precisamos sim, em todos os momentos da vida, em certos momentos dela virar a página, porque só assim podemos desenhar traçar, escrever novas páginas na vida.
Há quem escreva páginas de esperanças com a vida, outros menos esperançosos, mesmo assim conseguem triunfar.
Na vida é assim, o amor é assim, o perdão é assim, virar a página é sempre bom, desde que se tenha uma nova página para ler, ou escrever.
Ao final deste tempo, o fim do ano se aproxima, devemos esquecer o passado que para traz ficam, e prosseguir para um alvo, olhando para as coisas que estão de nós, devemos apenas lembrar que cada um, em cada ser existe uma história e que precisamos virar a página e dar inicio numa outra, pois a vida assim os ensina que vale a pena fazer isso, virar a página olhando sempre para Jesus, autor das nossas páginas e da nossa história.




59) - A Proteção de Deus - Artigo




“O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. Sl 121.8

Comentário.

Neste texto da Palavra de Deus temos uma promessa maravilhosa, referente aos cuidados que Deus outorga a seus filhos. A proteção Divina é algo sublime e esta em toda a Bíblia. Desde que o homem perdeu os seus direito no jardim do Éden, por causa do pecado. O Senhor providenciou um meio pelo qual a proteção do homem seria uma das grandes vitórias contra o pecado e da própria vida do homem.

A proteção divina esta clara quando Deus faz a promessa de providenciar um salvador mesmo que este sofresse com sua morte. Em Genes 3:15 lemos: “ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

O homem devido o pecado estava condenado à morte, mas Deus mesmo aborrecendo o pecado, mas amando o homem pecador providenciou uma maneira de perdoá-lo de seus erros. Alguns milênios depois vemos Jesus o filho de Deus cumprindo assim a promessa de Genes 3:15, quando foi morto na cruz do calvário e ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos.

A proteção do homem hoje esta na pessoa Bendita de Jesus Cristo. E assim neste texto bíblico vemos escrito” O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada”.. Quando pensamos na proteção divina vemos Deus guardando a vida do homem em vários momentos.

16 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.

5 E criará o Senhor sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção.

A proteção divina sobre a vida de seus filhos está embasada na pessoa de Cristo, porque a Palavra de Deus nos garante que se fizer a Sua vontade então tudo que pedirmos em oração crendo recebereis. Esta proteção é uma promessa que se encontra dentro de Seus princípios. É propósito de Deus proteger seus filhos, como assim diz o texto do Salmo 91. “Debaixo de Suas asas estará seguros mil cairão teu lado e tu não será atingido”. Este principio só é certo se homem estiver dentro de Sua vontade embora sua proteção é algo que só Ele sabe e determina que assim aconteça independente do querer do homem. Deus deseja que assim faça assim acontece.

Estamos numa grande guerra, tanto Deus, como o Diabo deseja o homem. Deus deseja que homem prospere e tenha a vida eterna em Cristo Jesus. O Diabo não, ele veio para matar, roubar e destruir (João 10:10). Esta proteção divina é para nos livrar das garras do nosso inimigo e inimigo de Deus. Então esta luta é ferrenha mesmo por isso Deus deseja que seus filhos sejam protegidos de todas as desgraças causadas pelo Diabo. Ele nos protege principalmente de três coisas principais: Do Diabo, da carne e do mundo. Vemos um episódio relatado na bíblia sobre estes três fatos. Estes três são simbolizados pelo Egito. Amaleque e Filisteus

EGITO: Nome é derivado do grego “Aiguptus”, ele próprio uma versão do nome “Hwt-Ptah”, ou “Templo de Ptah” . O nome Egito para o País era Keme “ A Terra Negra”; em hebraico o nome aparece como “Misraym”.( 1° Crônicas 1:8)

O Egito consiste em um estreito vale de terras férteis ao longo do Nilo, limitando a leste e oeste, pelo deserto do Sinai, e a oeste pelo deserto Líbio. Isso quer dizer que nos tempos antigos, as fronteiras naturais se incubiram de isolar a Egito do Oriente próximo, favorecendo com isso o desenvolvimento peculiar da sua civilização, que em Geral não tinha grandes problemas com invasões estrangeiras.

Quando vemos o povo de Israel partindo do Egito depois de 400 anos de escravidão, entendemos que muitas coisas estavam perpetuadas na mente do povo. A cultura Egípcia, os deuses Egípcias, e os costumes e comportamento. Dessa forma o Egito representa para o povo de Deus o “mundo”.

AMALEQUE – AMALEQUITAS: Tribo nômade, descendente de Amaleque, neto de Esaú, e um dos principais (duque de Edon (Gn 36 12 – 16) . Houve uma ordem divina para destruir o popvo Amalequitas. (Deut. 25: 17 a 19). Estavam debaixo de maldição divina de geração em geração.. Aliados aos Cananeus infligiram grave derrota aos israelitas. Nm 14: 43 – 45). No tempo dos Juízes, os Amalequitas, com os filhos de Amon juntaram-se em Eglon, rei de Moabe e atacaram Israel tomando Jericó (Jz 3:13), mais tarde foram derrotados por Gide~~ao com trezentos homens no Vale de Jerael. (Jz 6:33). No tempo de Saul, recebeu este rei a ordem de executar este decreto de extermínio deste povo e destruiu totalmente este povo, mas perdoou o rei Agague e o melhor de seu gado ( 1° Sm 15) Conseqüência disto Saul prdeu o seu reino.

Os Amalequitas, um povo sanguinário que vivia em conflito constante contra Israel , esta tribo nos é representada na Bíblia como os desejos da carne, que estão em constante conflitos com o espírito (Gálatas 5:: 16 – 21) . Veja que a Bíblia diz:

“16 Digo-vos, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

FILISTEUS: Povo incircunciso que migrara de Caftor, isto é, a ilha de Creta ( Am) 9:7 e habitavam a Filistia. Eram descendentes de Cão (Gn 10:14). Adoravam dois deuses dos babilônios Dagon e Astarote (1° Sm 5:2 , 31:10). Os filisteus viviam desafiando o povo de Israel na pessoa do Gigante Golias, que foi derrotado pelo pequeno Davi. ( 1° Sm ) . Os filisteus representa como figura do Diabo, que ameaça e quer destruir o povo cristão a qualquer custo., mas acaba sempre derrotado por que Deus zela pelos seus filhos.

Quando Deus nos tirou do Egito (mundo), nos preparou uma terra prometida que mana leite e mel. A Nova Canaã Celestial, ou a Nova Jerusalém esta prepara da desde a fundação do mundo em Cristo Jesus. (João 14: 1-3). Da mesma maneira o Senhor Jesus tem nos preparado para um dia estarmos com Ele para todo sempre. Quando saímos do Egito (mundo) Deus nos protege para que não vivermos nele mais. Ou seja, não fazer mais a vontade do mundo, isto é do sistema deste mundo, que tem como objetivo destruir a vida do cristão. A palavra “kosmos” tem três significado diferentes. Primeiramente significa “Criação” ou seja “mundo criado”. A mais usada, é a palavra em hebraico “tebel”, implica uma terra fértil e habitada. (Sl 33:8). Eretz usualmente “terra” Gn 1:1. No NT a mais usada é “Kosmos” que pode ser traduzida ainda em 1° João 2:15

1° - Como o sistema deste mundo.

“ Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo e o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

2° - Como “mundo gente” . Em João 3:16 lemos Deus amou o “mundo” “Kosmos” (pessoas) de tal maneira

que deu seu filho unigênito para que todo aquele que crê não pereça mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

A Bíblia Sagrada nos garante que Deus nos guardará deste mundo, ou seja, do Egito e também de nossos desejos carnais e de nosso inimigo. Desde que estejamos dentro da vontade de Deus ele nos guardará e nos protegerá. A proteção de Deus significa que Ele nos livrará de enfermidades e todos os tipos de males que o Diabo poderá causar.

MENSAGEM PARA NOSSA VIDA

A promessa de Deus é clara, “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. Sl 121.8. Compreendendo esta promessa podemos acreditar que o Senhor Jesus estará conosco diante de todas as tribulações mesmo que pareça difícil ou mesmo impossível. Quando sairmos Ele estará conosco e quando chegarmos Ele também estará conosco. E esta é a nossa vitória. Ele sempre estará conosco até a consumação dos séculos.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mt 18:18-20)


58) - A Presença de Deus - Artigo



A PRESENÇA DE DEUS

“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”. 1 Crônicas 28:20


Comentário

Este texto da Palavra de Deus é muito rico em sua verdadeira sabedoria. E um das promessas neste texto é a presença de Deus constante em nossas vidas. Quando Davi estava entregando a planta da construção do Templo para o príncipe Salomão,reunido com sua corte e outros príncipes, profetizou estas palavras com muita sabedoria da parte de Deus. Davi conhecia a Deus de maneira muito singular, e por esta razão pode então dizer estas promessas com a certeza da presença de Deus em sua vida. Ele com muito empenho ao dizer para Salomão fazer a obra “a construção do templo” sabia que seria difícil se não confiasse na promessa da presença de Deus em sua vida. Por esta razão ele fala sem temor desta presença porque tinha certeza da presença de Deus em sua vida. Ele aconselha a seu filho de uma maneira profunda confiar nesta presença e ele exorta ensinando a esforçar e ter ânimo, diante do trabalho que iria realizar. Juntamente com estas palavras Davi mostra a seu filho alguns conselhos práticos que ele não poderá de4ixar de fazer para ter sucesso em sua vida. Estes pontos são importantes diante de alguma obra a ser realizado. Vejamos o que Davi ensina para seu filho:

Esforço e Ânimo

Esforço e ânimo são duas coisas que precisamos para fazer qualquer coisa da parte do Senhor. Há momentos em que o trabalho se torna exaustivo e o cansaço toma conta de nos, mas é neste momento que precisamos nos esforçar para continuar o trabalho e às vezes ficamos sem ânimo, mas a Palavra de Deus nos auxilia com a promessa Deus em Isaias 41: 10...”eu te esforço e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça” . Portanto diante de qualquer empecilho que nos advenha precisamos ter esforçar e ter animo. Satanás sabe do ponto mais debilitado do homem. Sem o esforço e sem ânimo, não chegará a lugar algum. Por esta razão precisamos pedir forças e ânimo para o Senhor, para continuar nesta batalha..

Quando Josué estava para assumir a liderança no lugar do grande líder Moisés, Deus deu a ele alguns conselhos dizendo por três vezes a mesma palavra “Esforça e tem bom ânimo” (Josué 1: 6,7,9). É isto que Deus deseja para quem esteja engajado na obra do Senhor, esforço e ânimo, lembrando sempre da Sua presença.

Faze a Obra

Quando começamos um trabalho, por menor que seja, temos que olhar para frente, para o alvo que está proposto. Planos e estratégias serão feitos para que o andamento do trabalho se realize. Para cada coisa a ser feito é importante saber como começar e como terminar. E nisso a palavra de Deus propõe ao nosso dia a dia fazer a obra sem relaxo, mas se esforçar ate concluir com exatidão tudo que Deus colocar nas mão para fazer. Faze a obra, foi a orientação de Davi no tocante a construção do templo. Jesus disse para irmos pregar o Evangelho a toda criatura que Sua presença seria real até a consumação do século. (Mc 16:15 – Mt 28:19-20). Não podemos parar a obra necessita de homens para o trabalho e é pouco que se habilitam fazer a obra. Mas para todo aquele que se dispõe a fazer a obra de Deus á uma recompensa e esta recompensa Deus garante muito mais do que imaginamos. Além de Sua presença, Deus promete nunca nos desamparar e Sua promessa é firme para todo aquele que acreditar em Sua Palavra. “Não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”.

MENSAGEM PARA NOSSA VIDA

A promessa de Deus é clara, quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaias 43:2). A sua presença nos protegendo ou nos dando força para avançar é algo que só o amor de Deus pode fazer.

A presença de Deus é algo que esta ilustrada em toda a Bíblia. E nos devemos compreender que esta presença é algo maravilhoso que só o amor de Deus é capaz de estar com o homem pecador, mesmo falhando, mesmo que não consiga sozinho fazer todas as coisas. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Ou seja, sem sua ajuda ou sua presença não conseguiremos fazer nosso trabalho, quer ele espiritual, material ou de da ordem comum. Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos, e a Palavra de Deus garante que esta presença é realmente necessária em nossas vidas. Então não devemos nos esquecer que Deus em Cristo esta conosco em todos os momentos. Quer levantemos para trabalhar, quer passear em qualquer lugar ele esta conosco e onde tem dois ou três, reunidos em seu nome ele estará presente nos animando e nos protegendo.

Devemos confiar na Sua promessa que ele nunca “não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”. Façamos a obra enquanto é tempo, porque a promessa é firme e recompensa não será vã no Senhor. Em 1º Cor. 15: 58 diz: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.



57) - O Veneno da Língua - Artigo



A crítica destrutiva é como um veneno, que aos poucos mata a pessoa.
A íngua é um membro do corpo que tem peçonhas de um veneno.
Cada palavra pronunciada com o fim destrutivo, é como o veneno letal.
A palavra que sai da boca do homem perverso é como o veneno, que mata aos poucos.
A calúnia dita, com a intenção de futrica, é como o veneno que destrói aos poucos.
A língua é comparada a um fogo, que calunia e faz intriga, quando consome tudo em sua volta, o veneno é mortal, pois tudo destrói, assim como fogo destrói.
O veneno da serpente, em poucos minutos mata, assim é a palavra dita com mentiras, de fofocas e calúnias.
O veneno da palavra maldita, é comparada a um animal sem freios na boca, (cavalo) difícil de ser domada. E cada palavra dita com maldições, é como o veneno do escorpião que mata,  e destrói a própria vida.
O veneno da língua é como uma espada afiada fere  profundo e até mata.
Falar é algo agradável e em certo sentido quando se diz alguma coisa boa à palavra é como um remédio para os ossos e saúde para o corpo, mas a palavra cheia de peçonha é como a morte.
A palavra doce é agradável ouvir, mas a palavra com  veneno dói até os ouvidos.
O veneno da palavra de intriga e futrica reduz o ser humano à baixa mediocridade, porque, quem fala da vida alheia geralmente não vê a sua própria vida, é como a velha estória, que uma mulher todos os dia olhava pela janela  de sua casa e dizia: esta vizinha é mesmo porca, veja como as roupas dela são sujas ela não leva direito as roupas...até que certo dia lavando a janela de sua casa observou que a vidraça estava  suja...
Assim é a palavra com  veneno mata e destrói.
Quando uma pessoa esta com raiz de amargura em sua vida geralmente a palavra de amargura é que sai de seus lábios e toda palavra de amargura contamina outro.
A palavra de Deus a Bíblia Sagrada nos ensina que devemos abençoar e não maldiçoar, a língua geralmente inflamada pelo inferno, inflama todo tipo de palavras malditas.
A contenda é uma delas, quantas vezes em uma discussão e brigas quantas palavras ruis são ditas e quantas conseqüências destas palavras, até morte, e tantas outras coisas acontecem.
De dentro do coração humano se pronuncia de tudo e a boca fala do que está cheio o coração. Hoje em uma sociedade moderna e cheia de valores pervertidos quantas coisas ruins se têm falado na mídia. Palavras ditas não voltam mais, podemos até tentar concertar, mas quantos estragos podem causar uma palavra dita sem respeitar o ouvinte.
Cada palavra que lançamos  é o que vamos colher, quando falamos bem de outro geralmente receberemos em troca aquilo que semeamos.
Devemos ter muito cuidado com a palavra que dizemos, por que ou ela abençoa, ou ela amaldiçoa.

Toda palavra dita com veneno,  tem um endereço certo, a destruição da pessoa que se fala mal. É muito difícil ver o rastro de uma serpente sobre a pedra, mas sobre a areia podemos notar o seu rastro. Assim é a palavra que sai da boca do homem para prejudicar quem quer que seja. A princípio não vemos o rastro dela, mas em algum lugar  ela deixa rastro, o seu veneno é letal, prejudicial e fulminante.
Quantas famílias já foram destruídas pelas calúnias, quantos casais já se separam pela palavra de intriga, quantas empresas já faliram pela palavra de pessoas que desejam o mal ao invés do bem, pela inveja e críticas destrutivas.
Quantas coisas acontecem na vida de pessoas, por não saber usas a boa palavra, para auxiliar e trazer uma palavra de estímulo e ajuda.
O veneno que é transmitido pela da língua é conseqüência do que se tem no coração, puro veneno. Certa pessoa gostava muito de falar mal das pessoas, e ela  teve um sonho. Neste sonho  ela viu dois anjos de branco, com uma linda bandeja de prata, e o outro anjo com uma linda espada na mão. No sonho ela viu que um anjo enfiou a mão pela sua boca puxando-lhe a sua língua, cortando-a e colocando na bandeja de prata, nisto a língua que estava na bandeja se transformou numa serpente que depois picou ela mesma. Esta aprendeu a lição nunca mais falou mal dos outros. E é isto mesmo quem critica ou fala mal dos outros recebe seu próprio veneno.
A língua possui um veneno terrível, e devemos ter cuidado com o nosso falar, devemos transmitir uma palavra que auxiliam outros, porque uma palavra boa é como um remédio para a vida. Jesus disse que toda palavra procede do coração do homem, e a boca fala do que o coração esta cheio. Se um coração tem Jesus fala do que é próprio. As coisas boas são ditas para o benefício de nosso semelhante, mas a palavra maldizente destrói toda vida. Toda palavra que falamos sem cabimento um dia daremos conta dela, por que a Bíblia ensina isso: “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom; ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.(Mateus 12:33-37)
Toda palavra que falamos ficamos  cativos, somos responsáveis por elas, veja o texto bíblico: “Estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca”. Provérbios 6:2, “A boca do justo é manancial de vida, porém a boca dos ímpios esconde a violência”. Provérbios 10:11,  “O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína” Provérbios 13.3
 Então não joguemos palavras aos porcos, ou seja, não lancemos palavra no chiqueiro, porque a palavra dita com sabedoria é arvore de vida.  “Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito” Prov 15:4
  
“Mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procede a bênção e maldição. Não convêm, meus irmãos, que se faça assim”. Tiago 3:  8-10 - A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.Prov. 12. 25, A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Prov. 15.1   O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará.  A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Prov. 18:20-21

Que Deus em seu amor nos ensine a não jogarmos palavras ao vento, que Ele nos ensine a tomar cuidado com cada palavra que dissermos que tenhamos em mente a palavra dita com veneno esta cheia de peçonha mortal. Falemos então somente o que edifica para construir e levantar o ânimo de pessoas e até nossa própria vida.

“Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo”. Prov.16:24
 





56) - O Sentimento de Vazio - Artigo



A muitos sentimentos no coração do homem que o deixa vazio.
A saudade deixa o coração vazio, o sentimento de tristeza
Geralmente toma conta deste coração.
A perda de alguém por algum motivo relevante também deixa o coração vazio.
O fracasso e a derrota também são sentimentos que
Geralmente a pessoa sente-se o coração vazio.
A dor por uma injustiça, além de trazer a revolta, também deixa um sentimento no coração, como se houvesse um grande vazio.
A fraqueza do sentimento de rejeição também pode haver
o sentimento de vazio no coração.
A frustração e a intolerância são pontos nos sentimentos
Que podem ter o sentimento de vazio no coração.
Quando falamos de coração, falamos da alma, dos sentimentos, das emoções.
Quando percebemos algo em nossas vidas que nos trarão frustrações, nossa tendência é criar uma barreira de defesa para nossas emoções.
Quando sentimos que não somos amados ou queridos temos
a tendência de nos sentirmos rejeitados.
Quando percebemos que os vazios nos sentimentos tomam conta,
Tentamos preenche-lo com diversas saídas.
Alguns procuram preencher o vazio através das drogas, bebidas, sexo, ou outras coisas.
Para outros procuram preencher o vazio através do consumo de comida,
compras, passeio, viagens e outras coisas no gênero.
Outros, no entanto se isolam e se fecham como a ostra, que diante do perigo se fecha.
Alguns também procuram nas diversões, na falsa alegria, é uma maneira de tentar ludibriar e preencher o vazio do coração.
Cada um de nós tem, ou já teve alguns tipos de desafios, mas pelo simples fato de não conseguir alcançar a vitória, frustram e como a ostra que se fecham,criam barreiras difíceis de entrar na vida da pessoa.
A mágoa é um sentimento, que traz forte sentimento no coração. Uma pessoa com sentimento de mágoas é geralmente triste, é como uma grande muralha difícil de ultrapassá-la, ninguém entra e ninguém sai, as portas estão fechadas, o sentimento de rancor e raiz de amargura, fazem parte da mágoa no coração, por causa deste sentimento, a pessoa se senti vazia e até deprimida.
Quantos corações, partidos, quantos sentimentos arrasados,
Gerados com ódio e perversidade.
O vazio da alma é comparado com uma casa vazia, que ninguém cuida. Então todo tipo de bichos rasteiros e peçonhentos alojam nesta casa.
Assim é a alma vazia, todo tipo de sentimento ruim alojam-se na alma, o orgulho, a soberba, a mesquinhez, o ódio, falsidade etc.
Mas quando um sentimento é preenchido pelo amor, então este sentimento tem valor, uma casa vazia, sem ninguém para cuidar, fica suja e imunda.
Mas quando uma casa que é habitada cuida-se bem dela
e ela fica limpa e cheirando bem.
Quando uma pessoa tem amor no coração, o sentimento de valor toma conta de sua alma. O amor produz esperança, fé, força de vontade anima e preenche o coração com sabedoria e faz tudo para vencer, e cuida da casa com carinho
O que falta no coração do homem é a presença de Deus. Todo vazio do coração é preenchido por Jesus. Ele preenche o vazio da alma, trazendo alegria e satisfação.
Deus é amor, e o amor de Deus preenche este vazio do coração.
Somente Deus pode preencher este vazio e nada mais.
O coração do homem é quebrado pelos sentimentos perversos que abrigam na alma.
O pecado fez isto ao coração do homem,deixando um imenso vazio.
E somente Deus pode de novo preencher o vazio da alma do homem.
Quando o homem habitava no jardim do éden,
Deus vinha todo o dia a tarde falar com o homem.
A presença de Deus habitava com ele.
O homem ao cair na desobediência, foi expulso do jardim do Éden, e o homem perdeu a presença de Deus, conseguintemente o vazio instalou-se no coração do homem.
A rebeldia, a desobediência, os homicídios e todo tipo de coisas ruins procede do coração do homem devido o pecado no coração,
sem a presença de deus e a boca fala do que o coração esta cheio.
O sentimento vazio do homem, não tem nada para dizer, porque é vazio de Deus.
Mas quando o amor de Deus preenche o coração vazio,
a presença de Deus esta no coração.
Um coração cheio de deus é um coração cheio de paz, é um coração cheio de harmonia e de felicidade. Podem até os problemas surgirem, mas a esperança não se afasta do coração, o sentimento da vitória, garante a presença de Deus em sua vida.
Existem milhares de religiões no mundo, mas a religião traz o vazio ao coração do homem, porque a religiosidade, preceitos, dogmas, liturgias, doutrinas fundamentadas no homem, não preenche o vazio do coração do homem. Ela apenas engana, com filosofias, e regras morais, e nada mais do que isto. A religião pode até falar do amor, como as religiões ensinam, mas praticar o amor são poucos,
Porque não perdoamos uns aos outros, como o amor ensina.
Olhamos para nosso semelhante, a imagem e semelhança de Deus, e não vemos o que de bom ele faz, apenas enxergamos seus defeitos, seus sentimentos de perda e falso valores e criticamos e apontamos falhas, mas não estendemos
as mãos para ajudá-los a se levantar do chão.
Deus é amor, Deus não é religião. Ele não esta preocupado com coisinha, mas sim em dar amor e o perdão, dar a salvação ao homem.
Deus é amor, mas é justiça também, seu amor perdoa, sua justiça corrige para ensinar o homem. Deus é paz, mas também traz divisão, porque onde há o ódio, deve haver perdão. Nisto acontece à divisão .
Porque dois não podem caminhar juntos se não houver uma união.
Deus é amor, e o amor preenche o coração vazio.
Cada pessoa nesse mundo, por mais vazia que ela seja, há resposta para ela. Deus é a solução para cada resposta e para cada pergunta.
O amor de Deus preenche o coração vazio.
A alma cansada precisa doa amor, e somente este amor preenche o vazio.
Enfim deve3mos deixar Deus, na Pessoa Bendita de Jesus Cristo preencher todo vazio da alma. Jesus disse:


Venham a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
(Mateus 11:28-30)



55) - A Decepção - Artigo



A Decepção
Por: Agenivaldo Almeida Silva

A decepção é um sentimento negativo que acontece de muitas maneiras na vida de uma pessoa.
Ela pode acontecer na forma de dor, tristeza, perda, frustração, desvalor angustia e a mais comum aborrecimento por alguma questão.
Existem pessoas que se decepcionarem com amigos, parentes, pai, mãe, irmãos, namorados, noivos e um amor perdido. Outros perderam um jogo, ou seu time preferido, ou mesmo uma coisa simples da vida que lhe frustraram e tornaram-se decepcionadas.
Geralmente o sentimento de decepção traz consigo mágoa, tristeza, e o mais comum um sentimento de revolta pela dor causada.
Uma pessoa decepcionada pode sofrer mesmo calada, mas dentro de si este sentimento pode causar uma ferida profunda e esta decepção faz com que a pessoa tenha ressentimentos pelo fato de ter tido a decepção. Em alguns casos de decepção a pessoa deseja vingança que um sentimento, perverso e mal. Todavia para alguns a decepção pode ser uma lição apreendida e com isso novas perspectivas de vitória chegarão Algumas pessoas decepcionadas por algum motivo têm a tendência de guardar no coração a decepção e alguns casos vivem-se em lastimas, lembrando do passado e dá dor que causou sua decepção.
Geralmente o maior fluxo de decepção é causado por relacionamentos e de um amor ferido. Nesse caso a dor é maior e traz profunda raiz de solidão.
Quantas vezes sonhamos, e desejamos ser feliz com a pessoa que amamos, mas de repente uma decepção invade a vida da pessoa. Quantas vezes desejamos ser amados, mas ao invés disto nos decepcionamos pelo fato de não sermos amados.
Quantas vezes desejamos uma palavra de carinho e de afeto e recebemos palavras dura como pedras, afiadas como espinhos. Quantas vezes desejamos dar amor e recebemos em troca, ódio e rancor. Quantas vezes desejamos um abraço apertado, do sentimento de amor e carinho e recebemos a indiferença fria como o mármore. Quantas vezes desejamos a verdade e recebemos em troca a falsidade, que corroe como um câncer maligno.
Quantas vezes desejamos um presente no nosso dia de aniversário, ou qualquer outra data, mas nem a lembrança deste momento nós é falado, tristeza e decepção são os presentes que ganhamos.
Quantas vezes desejamos uma palavra de elogio, e recebemos uma palavra de baixa estima que destrói e causa dor e decepção. A palavra é como um bálsamo para a alma, mas também é como um vinagre para os ossos, assim é a palavra de vida para a vida e palavra de morte, que causa dor e decepção. Quantas vezes desejamos um aperto de mão, e recebemos uma bofetada. Cada atitude fala mais forte, ou pode destruir por causa da decepção. A decepção é fria e destrutiva, retrata o sentimento mais amargo do coração do homem.
Um beijo que não é dado, um abraço que não foi abraçado, um adeus que não foi dado, pode de alguma maneira trazer uma grande decepção. Uma traição pode trazer raízes de sofrimentos profundo, decepções amorosas são como ferro, que afia o próprio ferro, doe na alma,corta e dilacera o coração. A relação de um amor ferido, uma amizade quebrada pode trazer sérias decepções. Decepcionar-se com alguém é trazer para dentro da alma a falta de perdão, e de carinho, é o sentimento gelado como o frio do inverno. Decepção é a palavra que doe que fere cada sentimento do coração humano. Ninguém deseja ser decepcionado, mas quando isto acontece, o sentimento egoísta, mesquinho de só pensar em si mesmo não deixa a pessoa ser feliz.
Sonhamos e desejamos ser felizes, e cada momento de nossas vidas fazemos planos e desejamos a conquista, mas então vem a tragédia, um, porém, uma decepção. Os sonhos se vão, os desejos se acabam a felicidade vai-se embora, e somente o sentimento de solidão que se acomoda no coração decepcionado.Olhar para alguém e ver o quanto é linda e maravilhosa, mas com os dias passando,descobre-se que o sentimento era nobre, já não passa de algo triste e vazio. Alguém poderia ser a razão da vida, mas com a dor da decepção, torna-se um momento de frustração e ilusão. Do olhar sereno e meigo, apenas um olhar frio,cálido, como a vida que se vai.
Olhar para dentro de nos, muitas vezes decepcionamo-nos com nós mesmo, mas todos de alguma maneira podem nos decepcionar, mas somente o amor de Deus não decepciona o homem.
O amor de Deus preenche este sentimento de decepção. Este amor faz com que tudo ao redor tenha vida. O amor de Deus traz cura para a ferida da decepção. O amor de Deus sara a alma cansada. Só o amor de Deus é a solução para a decepção, Só este amor resolve toda a dor, todo mal de toda decepção, este amor dá vida, da vitória.


54) - 0 Somos Todos Iguais - Artigo


SOMOS TODOS IGUAIS
Por: Agenivaldo Almeida Silva


Somos todos iguais, não importa raça, cor condições sociais, somos todos iguais.
Temos cabeça, tronco e membros. Somos corpo, alma e espírito.
Somos criados a imagem de Deus, o criador.
Somos todos iguais, nascemos, vivemos e morremos.
Quando nascemos, somos abençoados com a vida,porque nascemos.
A medida que crescemos somos forjados, estudando,aprendendo e ensinando.
Enquanto crescemos nossa alma, nossas mentes, nossas emoções também crescem.
Desenvolvemos nossos sentimentos e alguns são bons e outros nem tanto assim, são maus.
Alguns mais, outros menos. No entanto somos todos iguais.
Temos emoções, intelectos e vontades, nisto desenvolvemos nossas personalidades.
E uma personalidade possui caráter, alguns são bons e outros são ruins.
As vezes queremos ser o que não somos. Às vezes desejamos ter o que não temos. Às vezes o baixinho deseja ser um pouco maior, o branco quer ser moreno, e o moreno ser branco, o gordinho, ser magrinho e o magrinho um pouco mais gordinho.
Afinal pensamos e as vezes agimos assim. Mas, no entanto somos todos iguais.
Algumas vezes agimos diferentes e queremos ser diferentes. Em certo sentido somos diferentes, os dedos das mãos não são iguais. Sendo assim somos único neste imenso universo,mas no entanto embora sendo diferentes em sentimentos,cores raças, aparências, no fundo somos todos iguais como gente, como personalidade que tem sentimentos e vontade próprias.
Somos todos iguais porque amamos e queremos ser amados.
Somos todos iguais, porque do pó da terra fomos criados e ao pó voltaremos.
Não adianta querermos ser mais que uns aos outros e nem menores que uns aos outros. Porque a chuva cai igual para todos. O sol nasce para todos.
Embora vivemos  num mundo onde o rico é mais privilegiado e muitas vezes levam mais vantagem do que o pobre, mas para onde vai o rico na sepultura, o pobre também vai. Tanto o rico, como o pobre, Deus sabe de cada um perante seus olhos e dará conta para cada um segundo seu testemunho.
Aquilo que o homem semear nesta vida, e aquilo que ele deverá colher. Embora o adágio popular diz:"Aqui se faz, aqui se paga", possa ter um fundo de verdade,temos uma escolha e a vida depende desta escolha. Temos o nosso livre arbítrio de escolha. E cada um escolhe o caminho que deseja trilhar, sua religião,seu modo de pensar e agir.
Escolhemos com quem casar, com quem queremos viver e assim por diante.
Mas a vida depende de nossas escolhas. E esta escolha que define o que somos realmente.
Mas diante de Deus somos todos iguais. Para Deus não existe ninguém melhor ou pior. Ele não faz acepção de pessoas. Não são nossas ações, ou boas obras que nos tornará melhor ou pior diante de Deus.
Mas pelo fato de que somos justificados, por seu Filho que morreu por nós.
E somente pelo poder do sangue de Jesus derramado na cruz, que nos justifica e nos justificará diante de Deus.
O que nos importa não é o queremos ser, nem pior e nem melhor que uns aos outros, mas sim o sermos todos iguais diante de Deus.
Se formos todos iguais, então não precisamos  de mais nada. Afinal somos todos iguais, isso em condições sociais, "embora uns possuam mais, outros menos”, mas somos iguais socialmente. Podemos ter raças diferentes, mas o que somos aqui lá no outro lado do mundo do mesmo modo são iguais.Somos humanos dotados de inteligência, de vontade própria, de emoções. É isto que nos tornam em sermos iguais e nada mais...